Ter um bom currículo é de extrema importância no processo de busca de emprego, afinal ele é o documento que irá te apresentar para as empresas.
Atualmente não existem regras quanto a formatação e as informações que devem ser escritas no currículo, dando liberdade para cada um mostrar sua criatividade e se apresentar da maneira que achar melhor. Apesar disso, existe um padrão que agrada a maioria das empresas, apresentando as informações de maneira direta e mantendo a formalidade. Neste post irei ensinar a fazer esse tipo de currículo através de tópicos, assim você pode seguir apenas os que se encaixarem em seu perfil.
No final da página deixarei um modelo pronto para download.
No final da página deixarei um modelo pronto para download.
- O currículo deve ser um documento prático, escrito de maneira direta, pois um documento muito extenso pode acabar apresentando muitas informações desnecessárias, tornando a leitura cansativa e tirando o destaque de suas qualidades pessoais, neste caso, menos é mais.
- Evite usar frases de efeito para preencher uma parte do currículo que você não tem experiência, se você nunca trabalhou, apenas escreva "em busca do primeiro emprego". Motivo: ao saber que está em busca do primeiro emprego, a empresa irá compreender a situação do candidato. Algumas pessoas colocam frases como: "Em busca de uma oportunidade de mostrar meus talentos e força de vontade para contribuir para o crescimento da empresa", frases do tipo não ajudam o candidato, e transparecem falta de criatividade.
- Não minta em caso algum, principalmente datas. As empresas buscam as informações do candidato de diversas formas e em alguns casos, podem ligar nas ultimas empresas que trabalhou, pedindo informações diversas. O fato de empresa ao constatar que você mentiu para ela antes mesmo de fazer parte do seu quadro de funcionários, pode anular suas chances de contratação.
- Aproveite ao máximo as informações sobre você. Se não tem muitos cursos, ou se nunca trabalhou formalmente, insira informações como palestras, "bicos" ou fale sobre algo que aprendeu com um familiar, desde que seja útil e que tenha relação com a vaga.
- Caso você tenha muitos cursos e muita experiencia em áreas diversificadas, coloque no currículo apenas informações que condizem com a vaga pretendida. Exemplo: Não é necessário especificar que possui formação em gastronomia ao se candidatar para uma vaga de Caixa, guarde esse tipo de informação para uma eventual entrevista.
Abaixo irei deixar um modelo de currículo pronto para preencher:
Este post faz parte do Guia "Processos Seletivos e Entrevista de Emprego", caso queira conhecer outras postagens deste guia, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário